doutrina marxista-leninista - Definition. Was ist doutrina marxista-leninista
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist doutrina marxista-leninista - definition

Ateísmo Marxista-leninista
  • Friedrich Engels

Partido Comunista (Marxista-Leninista) de San Marino         
O Partido Comunista (Marxista-Leninista) de San Marino (em italiano, Partito Comunista (Marxista-Leninista) di San Marino) foi um partido comunista em São Marinho. O partido participou das eleições parlamentares de 1969, recebendo 1,24% do total de votos, mas sem ganhar nenhum assento.
Ateísmo marxista-leninista         
O ateísmo marxista-leninista () é uma parte da ampla filosofia marxista-leninista (o tipo de filosofia de Marx encontrada na União Soviética), que rejeita a religião e depende de um entendimento materialista da Natureza. O marxista-leninista defende que a religião é o ópio do povo, no sentido de que ele leva as pessoas a aceitar o sofrimento na Terra, na esperança da recompensa eterna, e por isso que o marxista-leninista promove o ateísmo e defende que a religião deve ser abolida.
Ação Popular (esquerda cristã)         
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA EXTRAPARLAMENTAR
Ação Popular (movimento); Ação Popular Marxista-Leninista do Brasil; Ação Popular
A Ação Popular (AP) foi uma organização política de esquerda extraparlamentar, criada em junho de 1962, a partir de um congresso em Belo Horizonte, resultado da atuação dos militantes estudantis da Juventude Universitária Católica (JUC) e de outras agremiações da Ação Católica Brasileira. A partir de seu segundo congresso, realizado em Salvador, em 1963, a AP decidiu-se pelo "socialismo humanista", buscando inspiração ideológica em Emmanuel Mounier, nos jesuítas Teilhard de Chardin e Henrique Cláudio de Lima Vaz,A Ação Popular na história do catolicismo, acesso em 10 de março de 2016.

Wikipedia

Ateísmo marxista-leninista

O ateísmo era, segundo o próprio Lenin, uma característica da maioria dos socialistas. Para Lenin deveria haver a separação entre igreja e Estado, mas ele defendia o direito privado de se ter uma religião.

"A religião deve ser declarada um assunto privado — com essas palavras se exprime habitualmente a atitude dos socialistas perante a religião" (LENIN, 1905).

A proposta de Lenin em relação a esse tema era a de que houvesse uma separação entre religião e Estado:


"Completa separação entre Igreja e Estado — eis a reivindicação que o proletariado socialista apresenta ao Estado e à Igreja atuais" (LENIN, 1905).

Lenin defendia a igualdade de direitos entre os cidadãos (independentemente de terem ou não religião), chegando a afirmar que eram "(...) absolutamente inadmissíveis quaisquer diferenças entre os cidadãos quanto a seus direitos conforme suas crenças religiosas" (1905).

Em suma, Lenin defendia o que conhecemos hoje como Estado laico:

"Exigimos que a religião torne-se um assunto privado em relação ao Estado, mas não podemos de modo algum considerar a religião um assunto privado em relação a nosso próprio partido. O Estado não deve manter conúbio com a religião, e as sociedades religiosas não devem ligar-se ao poder estatal. Cada um deve ser absolutamente livre para professar qualquer religião ou para não reconhecer nenhuma" (LENIN, 1905).


Lenin adotava uma compreensão materialista do mundo, mas a questão religiosa não era tema central da propaganda de seu partido. A concepção de que a religião leva a aceitação da pobreza e da injustiça social porque haveria uma recompensa após a morte era, para Lenin (1095), um entorpecimento que ocorria somente em decorrência da exploração na qual os trabalhadores se encontravam.



Alguns marxistas não soviéticos apontam desvantagens de uma postura anti-religiosa.